Leonardo Torres


Diálogo entre 02 amigos

04-10-2010 22:58

Meu Caro Leonardo,
 
Infelizmente você não me conhece e vice-versa, muito embora eu o conheça muito de nome. Atravéz de contato feito por Domício(seu grande admirador), passei a receber seus E-mais e cofesso que gosto muito. Sempre visito o seu blog, tenho inclusive acompanhado seus embates políticos com alguns desafetos que atacam suas opções políticas e/ou partidária. Por exempo o caso daquele médico Paulista e outros mais... Porém o que quero na verdade é sentir o que voce pensa sobre esses rumores de que Marina Silva poderá acompanhar Serra no segundo turno. Veja bem, a minha coerência política me diz que: se essa conversa for mesmo verdade, me parece que Marina está caminhando na contramão das suas convicções e ideologias política. Sim, porque o que sei sobre ela, é que sempre foi uma defensora do programa político do PT, PT esse, que combatia a ferro e fogo a Burguesia Política e as Elites dominadoras do Poder. Não conheço o Programa Político-partidário do PV, para decidir por aquela opção. Só me parece que Marina trilhando nessa direção, diga-se de passagem, é uma falta de coerência político-ideológica. Votei em Lula e Hoje voto em Dilma. Sempre exerci as minhas opções eleitorais pelo o que me parece melhor para o meu País, consequentemente para mim, minha família e toda sociedade brasileira. E agora vejo, salvo conduto, alguém querer cuspir no prato que comeu e se aliar com àqueles que outrora foram seus algozes... amigo desculpe a minha idignação, mas voce com a palavra.
 
Um grande abraço e espero oportunamente conheçe-lo pessoalmente
 
José Majuli Bezerra.

 

Resposta ao amigo Majuli!!!

Prezado Majuli,

        A maior surpresa desta eleição, pelo menos com base nos números apurados até as 20h deste domingo (3), foi a expressiva votação da candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, com 20% dos votos - muito mais que os cerca de 12% que registrava nas pesquisas. A “Mídia Golpista” que procurava a “Bala de Prata” para detonar a candidatura da Dilma Rousseff, não se conteve e baixou o nível da campanha com denúncias infundadas e que atingiram a imagem da candidata petista. Eram 03 candidatos colocando ênfase nas denúncias contra a suposta irregularidades na Receita Federal e depois Casa Civil e desta forma conseguiram fazer com que o eleitorado mudasse seu vota para o PV. Não soubemos colocar como agenda central o fato de que o Brasil se tornou menos injusto, menos desigual, com Lula, e que este é o caminho central a seguir.

    O 2º turno agora é uma realidade, e se o PV declarar apoio ao Serra, como declarou José Luiz de França Penna, presidente nacional do partido, é sinal de que o grupo de Marina foi derrotado nas disputas internas. O grupo de Marina Silva, saiu do PT com a promessa de levar o partido para a esquerda, tirando da influência do PSDB. Em minha opinião, digo que a Marina tem “politicamente e moralmente” obrigação de se manifestar a favor da Dilma Rousseff, pois, todos sabemos que ela tem mais afinidade com o projeto que o presidente Lula e Dilma representam; salvo a falta de coerência para com as causas que tem defendido ao longo de sua vida pública.  

        A Marina não pode dar as costas para esquerda da qual sempre fez parte. As duas candidatas tiveram um passado conflituoso no governo por divergências relacionadas a questões ambientais, mas Marina tem uma proximidade muito maior com uma coligação de esquerda do que com uma que abranja o DEM. Contudo, temos que observar que o PV, não é só Marina. O PV é aliado do PSDB de Serra na maioria dos Estados, incluindo os três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A ala ligada ao PT é minoritária na sigla. Em São Paulo e Minas, o PV participa de governos estaduais do PSDB, e no Rio os tucanos apoiaram Fernando Gabeira (PV) ao governo. O candidato verde ao governo paulista, Fabio Feldmann, é um dos fundadores do PSDB e fez dobradinha com o tucano Geraldo Alckmin nos últimos debates. Ricardo Young (PV) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) fizeram dobradinha na corrida ao Senado. No meu entendimento, o PV não ficará neutro, pois a neutralidade seria uma forma de dar as costas ao processo democrático. Eles terão que se posicionar!!! Indiferentemente de sua opção, quem é dono do voto é o eleitor, aliás, como os votos migraram de Dilma para Marina, é provável que a maioria deles volte à candidata governista e ela só precisa de 1/3 dos votos dados ao PV para se eleger. Se é possível uma comparação, é como dizer que o PT seja dono da popularidade de Lula ou considerar que Lula tenha total controle de transferência de seus votos aos candidatos que apóia. A própria eleição tratou de deixar evidente que nada disso é verdade.

Um forte abraço,

Sds,

Leonardo Torres

—————

Voltar