Leonardo Torres


Lista dos corruptos e maus homens públicos II

24-08-2010 23:28

CONT.

A TURMA DO CHUVISCO NO RIO:
A maior parte dos acusados no Rio de Janeiro, de firmar contratos sem licitação, favorecer empresas em concorrências públicas e fazer parte da "banda podre" da polícia, trabalha com o governador do Rio desde os tempos em que ele era prefeito de Campos. O grupo conhecido como Turma do Chuvisco, numa referência a um doce de ovo típico da cidade.
CARLOS AUGUSTO SIQUEIRA  Era presidente da poderosa Empresa de Obras Públicas, sucessora da Secretaria de Obras e dona de um caixa milionário. Em gravação de 1994 entregue à Justiça, Siqueira negociava o superfaturamento de um show em comemoração ao aniversário de Campos.
EDUARDO CUNHA  Mesmo sem nenhuma afinidade política aparente com o governador, foi nomeado para a presidência da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), que controla as verbas destinadas à construção de casas populares. Filiado ao PPB, tinha comandado a Telerj no governo Collor, por indicação de PC Farias. É acusado de favorecer a empreiteira Grande Piso, vencedora de concorrências consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado. Além disso, Cunha está sob suspeita de ter montado em cartórios um esquema de arrecadação de propinas para o registro de casas populares. Foi afastado do cargo.
PAULO GOMES DOS SANTOS FILHO  Coronel-bombeiro, ocupava a Secretaria de Defesa Civil e tinha entre suas atribuições regulamentar serviços de combate a incêndio em prédios e apartamentos. Sua mulher, Maria Zélia Silva Nascimento, é dona do grupo Sermacol, que tira a maior parte de seu faturamento justamente da montagem de sistemas de segurança contra incêndio. Gomes pediu demissão.
RANULFO VIDIGAL  Presidia a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos, encarregada de fiscalizar e controlar os serviços privatizados no Estado. Tinha sido prefeito de São João da Barra, cidade vizinha a Campos, e perdera o cargo em 1996, cassado por corrupção. É acusado de acobertar um esquema que achacava empresas em troca do andamento de processos na agência.
Fonte: Site da Revista Veja - www.veja.com.br - 05/05/2000


A MÁFIA DA PREVIDÊNCIA:
JORGINA MARIA DE FREITAS  Advogada, é a personagem mais conhecida da máfia da Previdência. Conseguiu embolsar sozinha cerca de 100 milhões de dólares com ações fraudulentas. Condenada logo no início da investigação, fugiu do país. Iniciou-se, então, uma caçada internacional – com escala nos Estados Unidos, Nicarágua e Costa Rica, onde a criminosa acabou presa e foi extraditada em 1997. Antes de ser capturada, porém, tentou um acordo estranho com a Justiça brasileira: topava entregar-se, desde que pudesse ficar com 1 milhão de dólares. Hoje, Jorgina, que passa os dias na Companhia Especial de Policiamento de Trânsito, no Rio de Janeiro, ainda responde a processo por formação de quadrilha e peculato (apropriação de bens públicos).
ILSON ESCÓSSIA DA VEIGA  Outro advogado da quadrilha. Em apenas oito meses de atividades ilegais, conseguiu arrancar da Previdência cerca de 120 milhões de dólares. Seu patrimônio contabilizava 48 imóveis, vinte linhas telefônicas, quatro lojas e, acreditem, meia tonelada de ouro. Em primeira instância, foi condenado a catorze anos de prisão. Cumpre a pena em regime semi-aberto.
Fonte: Site da Revista Veja - www.veja.com.br - 05/05/2000


A MÁFIA DOS BINGOS:
MARCO CHEDID  Ex-deputado, teve um mandato apagadíssimo, lembrado apenas pela participação na CPI dos Bingos. Depois de lutar com insistência pela instalação da CPI, foi acusado de receber dinheiro para facilitar a vida dos proprietários de bingo investigados pela comissão. Concluiu o seu mandato sem ter sido punido pelas acusações.
LUIZ ANTÔNIO BUFFARA  Era o homem de confiança de Rafael Greca na administração do Indesp. É acusado de transformar o instituto num balcão de negócios para empresários do bingo. Em dois anos de sua gestão, foram arrecadados só 3,4 milhões de reais das casas de jogo de São Paulo, estado que registra o maior número de bingos. Este valor corresponde a apenas 2,3% do total arrecadado no país.
MARIA TERESA CASTRO  Ocupava o posto de secretária-executiva, o segundo mais importante do Ministério de Esportes e Turismo. Foi acusada de ter pressionado o ex-presidente do Indesp, Manoel Tubino, a assinar a portaria 23, que disciplinou o funcionamento de máquinas caça-níqueis em casas de bingos.
Fonte: Site da Revista Veja - www.veja.com.br - 05/05/2000


A PROPINA DE MAGRI:
ANTÔNIO ROGÉRIO MAGRI  O governo Collor começou a desmoronar no início de 1992, com o aparecimento dos primeiros casos de corrupção. Um dos mais conhecidos envolveu o então ministro do Trabalho e da Previdência Antonio Rogério Magri, o imexível. Numa fita gravada pelo, na época diretor de Arrecadação e Fiscalização do INSS, Magri admitia ter recebido uma propina de 30 000 dólares para facilitar a liberação de recursos do FGTS de uma empresa para uma obra no Acre, em 1991. “O cara veio aqui e me deu 30 000 dólares. Me deu. Caiu do céééu!”, dizia o ministro, na gravação. Os 45 minutos de diálogo deixavam claro que o ministro tentaria usar o cargo para fazer novas negociatas e pretendia envolver o diretor no esquema.
Fonte: Site da Revista Veja - www.veja.com.br - 05/05/2000


ROUBALHEIRA EM SÃO PAULO:
CARLOS AUGUSTO MEINBERG  Secretário municipal de governo, foi apontado por Nicéa Pitta como responsável pelas negociações com os vereadores. Segundo ela, Meinberg realizou os pagamentos para que as investigações fossem interrompidas. Outros envolvidos são Paulo Maluf, Celso Pitta, Maria Helena Fontes, José Izar, Maeli Vergniano, Vicente Viscome, Hanna Gharib, e Paulo Roberto Faria Lima e Armando Mellão (veja mais em Vereadores que não quiseram investigar...
Fonte: Site da Revista Veja - www.veja.com.br - 05/05/2000
).


ESQUEMA DE NOTAS FRIAS:
Funcionários da Prefeitura de Ponta Grossa, no Paraná, exigiam que para o pagamento de empresas que tinham dívidas à receber da Prefeitura, estas tivessem que declarar notas frias (que eram fornecidas pela Prefeitura, e já assinadas pelo prefeito. Gravações feitas com uma câmara escondida, mostraram os funcionários cobrando as propinas).
JOCELITO CANTO  Prefeito da cidade, e quem assinava as notas frias.
JUAREZ SCHWAB  Funcionário da Secretária de Obras, que "fabricava" requisições de materiais, que eram usados para justificar os pagamentos.
PEDRO SEBASTIÃO  Chefe do gabinete, fornecia as notas e fazia as propostas.
MARCOS COSMOSK  Gerente do Fundef (Fundo que destina verbas da União para os os municípios usarem na Educação).
MARCOS BORCNIA  Administrador da Arrecadação de Impostos da cidade. Disse que o empresário só receberia seu pagamento, se "rolasse uma grana por fora".
Fonte: Fantástico - Rede Globo - 07/05/2000


DEFENDERAM O DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA:
Parlamentares da bancada ruralista (fazendeiros e donos de madeireiras) no Gongresso, que aprovaram um projeto de lei que altera a redação do atual código florestal. Com esta mudança, a área de reserva legal na Amazônia cairia de 80% para 20%. Na área de cerrado, o percentual de áreas de reserva cai de 35% para 20%, e de 20% para zero em áreas como o Pantanal.
MOACIR MICHELETTO - PMDB / PR  Deputado federal que apresentou um substitutivo à medida provisória que altera a redação do atual código florestal.
LUDIO COELHO - PMDB / MS  Senador (que tem fazenda na região de Mato Grosso do Sul) defendeu o relatório aprovado na comissão que analisou alterações no Código Florestal Brasileiro.
Fonte: Jornal Nacional - Rede Globo - 10/05/2000


O ESQUEMA PC:
FERNANDO COLLOR DE MELLO  Queria ficar no poder por mais de uma década. Terminou o mandato antes do tempo, rejeitado pelos eleitores (que foram às ruas pedir seu afastamento) e com os direitos políticos suspensos por oito anos. Desmoralizado, foi viver em Miami, onde curtiu um exílio açucarado. Com a aproximação do fim de seu período de suspensão, voltou ao Brasil e ao noticiário. A bordo do obscuro Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), ameaça disputar a prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro. Precisa convencer a Justiça Eleitoral, que até agora considerou irregular a mudança de seu domicílio eleitoral de Maceió para São Paulo.
PAULO CÉSAR FARIAS (PC)  Depois da queda de Collor, mandou os filhos estudar na Suíça e manteve um padrão de vida invejável, à custa da fortuna acumulada nos bons tempos da República de Alagoas. Condenado a sete anos de prisão por falsidade ideológica e sonegação fiscal, PC fugiu do país e passou meses escondido. Localizado pela polícia na Tailândia, foi trazido de volta ao Brasil, onde cumpriu dois anos da prisão. Ao conseguir liberdade condicional, tentou recomeçar os negócios. Numa manhã de junho de 1996, foi encontrado morto a tiros em sua casa de praia, ao lado da namorada, Suzana Marcolino. O crime até hoje não foi esclarecido.
ROSANE COLLOR  A ex-primeira-dama foi acusada de desviar verbas públicas e ganhou fama de esbanjadora. Certa vez, comentava-se em Brasília torrou 34.000 mil dólares numa loja de roupas em Nova York. "A madame está gastando demais", queixava-se PC, que abastecia a conta bancária de Rosane com depósitos esporádicos. Rosane é acusada de desvio de verbas públicas no período em que presidiu a Legião Brasileira de Assistência, entre 1990 e 1991. Um dos escandalos protagonizados por Rosane foi a emissão de dinheiro para a fundação fantasma Pró-Carente de Canapi, sua cidade natal, em Alagoas.
Descobriu-se mais tarde que a fundação tinha como endereço a casa da mãe de Rosane. Rosane ainda é acusada de gastar 18.000 dólares numa festa para sua assessora pessoal e amiga Eunícia Guimarães e de superfaturar a compra de alimentos. Estima-se que cerca de 16 milhões de dólares tenham sido desviados e embolsados pelo grupo de Rosane.
CLÁUDIO VIEIRA  Secretário particular de Collor, sabia de todas as falcatruas do esquema PC e tentou inocentar o chefe até o fim. Foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal dos crimes de corrupção passiva, coação de testemunhas, suborno e supressão de documentos. Hoje, mantém um escritório de advocacia em Brasília, cujo único cliente é ele mesmo.
ZÉLIA CARDOSO DE MELLO  Ministra da Economia, foi a responsável pelo confisco da poupança, e a mulher mais poderosa da história da República. Condenada em primeira instância a 13 anos de prisão por ter recebido dinheiro no esquema PC para reajustar preços durante o congelamento imposto pelo Plano Collor. Disse que recorreria da sentença.
Fonte: Site da Revista Veja - www.veja.com.br - 25/05/2000


FUJÕES DAS SESSÕES DA CÂMARA DE SANTOS:
Vereadores de Santos/SP que interromperam várias sessões (realizadas apenas 2 vezes por semana). Para que uma sessão seja realizada é preciso que pelo menos 11 vereadores permaneçam em plenário. A tática dos vereadores, que procuram tornar inviável a sessão, é manjadíssima: combinam tudo antes e se retiram juntos. Todos os fujões, como ficaram conhecidos, fazem parte do bloco de sustentação do prefeito. Houve uma sessão que durou apenas 2 minutos. Os vereadores se retiraram do plenário, impedindo o prosseguimento da sessão, onde seriam votados pedidos de abertura de Comissões Especiais de Inquérito
(uma para apurar o escândalo dos remédios jogados no lixo, por estarem com prazo de validade vencido, e outra para apurar irregularidades na contratação de professores. Os "fujões", que trabalhando ou não, receberam o seu salário mensal, em torno de R$ 4.000 foram:
JOSÉ LASCANE - PPB / SP
MANOEL CONSTANTINO - PMDB / SP
MARINALDO MONGON - PTB / SP
MARIVALDO AGGIO - PPB / SP
SÉRGIO BONAVIDES - PPB / SP
Fonte: Site do Jornal da Orla (Santos/SP) - www.jornaldaorla.com.br - 28/05/2000


DEPUTADO AFASTADO PELA CPI DO NARCOTRÁFICO:
EUDO MAGALHÃES - PFL / PE  A Assembléia de Pernambuco acatou pedido da CPI do Narcotráfico e cassou o mandato do deputado estadual, por falta de decoro parlamentar. Ele é acusado também de envolvimento com o crime organizado e de ter mentido à CPI.
Fonte: Site do Jornal da Tarde - www.jt.com.br - 08/06/2000


OU VOTAVAM NELE OU SOFRERIAM AS CONSEQUÊNCIAS:
JOÃO DE MELO ELEUTÉRIO / PR  Prefeito de Marquinhos, no Paraná, denunciado pelo Ministério Público de ameaçar eleitores da região para que votassem nele. Os policiais encarregados da prisão enfrentaram jagunços armados que tentaram evitar a captura. Foram encontradas várias armas e munições guardadas nas dependências do prefeito.
Fonte: Jornal da Band - Rede Bandeirantes - 09/06/2000


"SALÁRIO-DEPUTADO":
PETERSON PRADO - PPS / SP  Ex-assessores do deputado estadual de São Paulo, denunciaram que Peterson obrigava-os, sob pena de demissão, de depositarem até 70% de seus salários na conta dele. Foram apresentados os depósitos bancários, onde comprovava-se as transferências que os assessores eram obrigados a fazer.
Fonte: Jornal Nacional - Rede Globo - 09/06/2000


MÁFIA NO AMAPÁ:
A CPI do Nárcotráfico descobriu o envolvimento de autoridades de Macapá, no estado do Amapá, em um esquema de tráfico de drogas e super faturamentos.
FRAN JUNIOR / AP  Deputado e presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá, tinha 430 assessores fantasmas. Foi descoberto que a pista do aeroporto particular em sua fazenda (que desconfia-se, construída para recepção de drogas do exterior), foi paga com um cheque da Assembléia (assinada por Fran). Numa gravação de video, Fran dizia: "Quem não vir para o meu lado por amizade, virá por dinheiro", numa alusão aos deputados que tentariam depois, fazer o impeachment do governador do Amapá que estava tentando acabar com a máfia no estado.
MARGARETH SALOMÃO  Presidente do Tribunal de Contas do estado do Amapá (e irmã do deputado Jorge Salomão) foi acusada pela Corregedoria do Ministério Público do Estado, de super faturar serviços nunca feitos pelo Jornal Amapá Estado (que já fechou). Suspeita-se que em 3 anos, foram gastos aproximadamente R$ 4 milhões.
SILVIO ASSIS  Dono do Jornal Amapá Estado, também envolvido no esquema.
Fonte: Fantástico - Rede Globo - 02/07/2000


PREFEITO CASSADO EM SÃO PAULO:
LONGINO DE LIMA  Prefeito de Cajati, em São Paulo cassado depois de ser investigado por 3 meses, por acusações em várias irregularidades, como a de falta de controle da dívida pública, superfaturamento em obras com o dinheiro do estado etc.
Fonte: Site do Jornal A Tribuna (Santos/SP) - www.atribuna.com.br - 03/07/2000


TENTOU SUBORNAR ADVERSÁRIOS POLÍTICOS:
WILLIAN DIB - PSB / SP  Candidato a vice prefeito, na cidade de São Bernardo do Campo (SP), teve conversas gravadas, em que oferecia dinheiro para candidatos da oposição, para que estes deixassem de concorrer nas eleições para vereadores.
Fonte: Jornal Band Cidade - Rede Bandeirantes - 06/09/2000


PEGO NO ATO:
OSMAR YASBEK - PSD / SP  Prefeito de Embu das Artes (SP), que já fora denunciado várias vezes por corrupção, mas salvo por liminares na justiça, foi filmado, extorquindo 20% do valor de uma indenização que um contribuinte receberia da própria Prefeitura.
Fonte: Jornal da Band - Rede Bandeirantes - 14/11/2000


O PREFEITO COM 57 PROCESSOS:
EDSON MOURA - PMDB / SP  Os processos denúncias contra o prefeito de Paulínia (SP), referem-se ao período em que foi prefeito da mesma cidade, de 1993 a 1996, e envolvem abuso de poder, improbidade administrativa, fraude em licitações e superfaturamento em desapropriações e licitações. Em um deles, ele já foi condenado em primeira instância. Um promotor do Ministério Público de Paulínia, estima que as ações abertas contra Moura já impediram a saída de R$ 10 milhões dos cofres públicos.
Fonte: Site do Jornal da Tarde - www.jt.com.br - 15/11/2000


CORRUPTO ELEITO:
FRANCISCO PEREIRA NUNES  Prefeito eleito de Passagem Franca (Piauí), além de ter sido filmado, dizendo que pagava por notas fiscais frias, também justificou sua assinatura numa nota fiscal para a compra de conhaque e aguardente (para uma creche da cidade, e paga com o dinheiro do governo destinado ao ensino!!) dizendo não ter reparado.
Fonte: Jornal Nacional - Rede Globo - 02/01/2001


GRAVADO NO ATO:
HERMES PEREIRA SANTOS  Prefeito de Curralinhos (PI), foi gravado assumindo que comprava notas frias (pagava por serviços não realizados) para a Prefeitura.
Fonte: Jornal da Record 2ª Edição - Rede Record - 08/01/2001


ESQUEMA DE CORRUPÇÃO EM JERUMENHA:
ADERSON SOARES  Ex-prefeito de Jerumenha (Piauí) que além de ser acusado de montar um esquema de notas frias, foi gravado contando como subornava juízes da região.
JOSÉ SOARES DE ALBUQUERQUE  Desembargador que recebia polpudos cheques, em troca de decissões favoráveis a favor do então prefeito França.
ANTÔNIO LINHARES  Na época era procurador geral de justiça, e também se beneficiava do esquema, recebendo suas "comissões".
AUGUSTO FALCÃO  Presidente do Tribunal do Piauí, que recebia dinheiro por intermédio de seu filho Tiago, para dar sentenças favoráveis ao então prefeito.
JOÃO ULISSES DE BRITO  Advogado casado com Ingrid, filha do desembargador José Soares de Albuquerque, e que através de sua empresa Wisa, intermediava o esquema.
Fonte: Jornal Nacional - Rede Globo - 29/01/2001


CORRUPTO F.C.:
EURICO MIRANDA / RJ  Vários documentos mostraram o desvio de dinheiro do Vasco da Gama (do qual o deputado federal também é diretor) para contas em "Paraísos Fiscais" nas Bahamas (inclusive um cheque de mais de R$ 3 milhões).
Fonte: Jornal Nacional - Rede Globo - 15/02/2001
* Obs:  Também contratou familiares (3 filhos e 1 sobrinho), pagos com dinheiro público (o nosso).
Fonte: Revista Veja - 16/02/2000


EX-PREFEITO FORAGIDO:
ELÓI BRAZ SESSIM / RS  Ex-prefeito de duas cidades (Tramandaí e Cidreira, RS), foi condenado a mais de 13 anos de prisão por crime de peculato, e está foragido desde 1998, quando conseguiu escapar do Quartel do Corpo de Bombeiros. Ele se notabilizou por gastar o dinheiro da população em obras delirantes como o estádio de futebol da pequena Cidreira, que daria para abrigar o dobro da população local. Não conformado com o excesso de assentos, criou um time, onde boa parte dos salários dos jogadores era paga com dinheiro do contribuinte. Em Tramandai, outra cidade que governou, ergueu outro ginásio, quase do tamanho do Maracanãzinho, no Rio. Os vidros que comprou para as janelas e portas da sede da prefeitura foram tantos que, empilhados, chegariam a 875 m de altura. Também é acusado de formação de quadrilha, concussão (extorsão), fraude e falsidade ideológica. Seu salário também era motivo de polêmica: recebia R$ 12,8 mil para administrar o pequeno município de Cidreira, onde os funcionários estavam há sete meses sem receber e a luz e os telefones da prefeitura haviam sido cortados por falta de pagamento. Sobre seu salário, dizia que  trabalhava muito, acordava cedo e dormia tarde, só pensando no bem-estar da população. Defendia-se quando afirmavam que seu salário era superior ao do presidente da República. "Acho que o governador e o presidente é que ganham pouco". Apesar de todos os escândalos, Sessim conseguiu deixar sua esposa, Custódia (eleita em 2000) prefeita de Cidreira, a mesma cidade de onde Sessim foi afastado em 95.
Fonte: Linha Direta - Rede Globo - 08/03/2001


TUDO EM FAMÍLIA:
PEDRO WILSON PAPIN  Prefeito de Ivaiporã (Paraná) que contratou 13 parentes na Prefeitura. O noivo de sua filha, também já contratado sem concurso e pago com o dinheiro dos munícipes, disse em entrevista que "pelo grau de parentesco (futuro genro), merecia um cargo melhor" .
Fonte: Jornal da Globo - Rede Globo - 26/03/2001


POLÍTICOS (DIVULGADOS) QUE "BRECARAM" A CPI DA CORRUPÇÃO:
Perderam-se as esperanças de reunir, as 27 assinaturas de senadores necessárias para instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para apurar denúncias de corrupção no governo. O porta-voz da Presidência, garantiu, no entanto, que o governo não ofertou cargo algum. "O presidente não pediu nada no encontro e fez questão de frisar que não esperava nenhuma mudança de posição de quem tivesse assinado o requerimento."
JOSÉ ROBERTO ARRUDA - PSDB / DF  "Depois de tanta adrenalina, agora eu estou respirando aliviado", resumiu o líder do governo no Senado. "Saímos da pauta da corrupção", comemorou o senador.
CASSILDO MALDANER - PMDB / SC  Foi um dos que mais insistiu na tese de que a direção do partido precisava dar aos parlamentares um instrumento para reagir à pressão pró-CPI. "Sou a favor, mas sigo a orientação do partido", justificou satisfeito.
GEDDEL VIEIRA LIMA - PMDB / BA  "Este assunto morre na quaresma", apostou o líder do PMDB na Câmara. Os governistas acreditavam que, depois da Semana Santa, ninguém mais iria falar nessa investigação.
LUIZ ANTÔNIO DE MEDEIRO - PL / SP  "Não íamos ter ganho político nenhum com essa CPI. Nem sequer conseguiríamos pôr um representante lá dentro, porque o partido é muito pequeno", concluiu, pragmático, o deputado federal.
Fonte: Site do Estado de S. Paulo - www.estado.com.br - 29/03/2001
* Obs.(José Roberto Arruda): Foi denunciado mais tarde (e acabou confessando e depois renunciando ao mandato para evitar uma cassação), ter pedido a técnicos do Senado, o acesso a uma lista de votação secreta (e que, uma semana antes, havia negado categoricamente).
Fonte: Site do Estado de S. Paulo - www.estado.com.br - 24/04/2001


PREFEITURA CORRUPTA NO AMAZONAS:
HÉLIO BESSA - PTB / AM  Prefeito de Tefé (Amazonas) envolvido em irregularidades de várias obras inacabadas e super-faturadas. Só o muro do cemítério local (estimado em R$ 15 mil), foi construído por R$ 135 mil. Parentes do prefeito (fornecedores de material da prefeitura, o que já é irregular), são donos agora, das melhores casas da cidade, e vistos dirigindo carros importados. Foi filmado tentando subornar o repórter para que a matéria não fosse ao ar. Também é acusado de desviar verba do Fundo Municipal de Saúde em nomes de parentes, e de subornar eleitores (até de fora da cidade) para que pudesse se reeleger.
Fonte: Jornal da Globo - Rede Globo - 02/05/2001


DEPUTADOS QUE ENTERRARAM A CPI DA CORRUPÇÃO:
O governo federal conseguiu barrar a CPI da Corrupção. Com uma megaoperação que envolveu ministros, liberação de verbas e emendas de congressistas e pedidos do presidente Fernando Henrique Cardoso, 20 deputados federais retiraram suas assinaturas do requerimento para criar a comissão. Restaram 162 das 182 assinaturas apresentadas. O presidente do Congresso, Jader Barbalho (PMDB-PA) permitiu que até a meia-noite pudessem ser retiradas as assinaturas que apoiaram o requerimento para a CPI. O presidente se reuniu com todos os ministros para deflagrar a operação anti-CPI, tentando convencer os parlamentares a retirarem suas assinaturas. Veja quem retirou sua assinatura:
ARISTON ANDRADE - PFL / BA
AUGUSTO NARDES - PPB / RS
CORNÉLIO RIBEIRO - PSB / RJ
DINO FERNANDES - PSDB / RJ
EUJÁCIO SIMÕES - PL / BA
JOSÉ ALEKSANDRO - PSL / AC  (veja mais em Suplente estelionatário
JOÃO EDUARDO DADO - PMDB / SP
JOSÉ EGYDIO - PL / RJ
JOSÉ ÍNDIO - PMDB / SP
JOSUÉ BENGTSON - PTB / PA
LUCIANO BIVAR - PST / PE
LUÍS MOREIRA - PFL / BA
LUISINHO - PST / RJ
OLIVEIRA FILHO - PL / PR
OSVALDO BIOLCHI - PMDB / RS
OSVALDO REIS - PMDB / TO
PAULO MAGALHÃES - PFL / BA
PAULO MARINHO - PFL / MA
ROBERIO ARAÚJO - PL / RR
URSICINO QUEIROZ - PFL / BA
Fonte: Site do Universo On Line - www.uol.com.br - 11/05/2001
).


FALSIFICOU VOTAÇÃO DA CÂMARA:
JOSÉ MARIA COUTO / CE  Presidente da Câmara de Fortaleza (CE), responsável pelo sistema de gravação em vídeo das votações. Ao requisitarerem a fita do dia em que foi votado a vergonhosa verba do "auxílio-paletó" (para compra de paletós para os vereadores), no valor de R$ 13,5 mil, os vereadores da oposição (que não estavam no dia), constataram que foi feita uma grosseira edição, dando-se a idéia de que o projeto fora lido e aprovado. Couto, também acusado de falsificar os documentos da ata, ao ser indagado, disse sorrindo que: "essa fita não tem valor jurídico".
Fonte: Jornal Nacional - Rede Globo - 09/06/2001


PRESIDENTE DO CONSELHO DE...  ÉTICA ???:
GILBERTO MESTRINHO - PMDB / AM  O novo presidente do Conselho de Ética, senador Gilberto Mestrinho, foi eleito sob forte polêmica, e tendo que explicar denúncias de corrupção que existem contra ele e avisando que não vai levar em conta as acusações ao presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA). “O conselho não tem nada a ver com o que ocorreu antes do mandato”, declarou Mestrinho, amigo há 18 anos de Jader, que poderá vir a ser investigado pelo conselho. Mestrinho, em seu discurso de posse, classificou como “notícias infundadas” as denúncias de que se beneficiou de recursos da Sudam. Também rejeitou as acusações de que foi cassado por corrupção pela revolução de 1964. Em uma clara demonstração de sua pouca disposição de investigar Jader, Mestrinho, ao ser indagado sobre a contradição, declarou. “Precisa saber o que vale mais, a palavra de um caseiro (uma das testemunhas contra Jader) ou do presidente do Senado.”.
Fonte: Site do Estado de S. Paulo - www.estado.com.br - 27/06/2001


PREFEITO TENTA SUBORNAR GUARDA DIANTE DAS CÂMERAS:
GENERINO FONTANA / SC  Numa fiscalização que a Polícia Ambiental de Santa Catarina encontrou toras de araucária (madeira ameaçada de extinção e que seria transformada em palitos de fósforo!!) no pátio de uma empresa, na cidade de Curitibanos (SC). Para a surpresa dos policiais, o prefeito Generino, que não é o dono da empresa, tentou evitar a multa (descobriu-se que as araucárias foram cortadas de uma área de preservação permanente de uma fazendo do próprio prefeito). O prefeito solicitou que fosse a um encontro no gabinete da prefeitura, conta um policial. Uma microcâmera registrou o encontro. O prefeito oferece vantagens ao policial: "O que é justo, você vai levar. Não vou dizer quanto, mas você vai". E ameaça: "Se um dia você contar o problema, vou mandar te chumbear".
Fonte: Jornal Nacional - Rede Globo - 28/06/2001


FITA COMPROMETE GOVERNADOR:
JOSÉ IGNÁCIO FERREIRA - PSDB / ES  O laudo da Polícia Federal sobre as fitas que deram origem à CPI da Propina no Espírito Santo confirma a veracidade das gravações do lobista Nilton Monteiro. Nelas, aparece um esquema de cobrança de ágios de até 30% para transferência de créditos do ICMS a empresas. Os envolvidos são pessoas ligadas ao governador tucano José Ignacio Ferreira.
Fonte: Site do Jornal da Tarde - www.jt.com.br - 06/07/2001


PREFEITO "QUEM QUER ÁGUA":
FRANCISCO ARISTIDES FERREIRA / CE   Prefeito de Lavras da Mangabeira (CE), usou verba do governo destinado para a construção de açudes no combate à seca. Só que usou o dinheiro para construir 32 açudes em áreas particulares e em terrenos de parentes, deixando os munícipes literalmente com "água na boca".
Fonte: Jornal Nacional - Rede Globo - 28/07/2001


FALTA DE INTERESSE:
ALBERTO FRAGA - PMDB / DF   Deputado e coronel reformado da PM, principal lobista da corporação no Congresso, elaborou um relatório final para a comissão da Câmara dos Deputados que trata da reforma do sistema de segurança pública. Este relatório mantém os privilégios dos oficiais, impede a desmilitarização da Polícia Militar e descarta a unificação das polícias.
Fonte: Revista Istoé - 01/08/2001


"CAPO CAPIXABA":
JOSÉ CARLOS GRATZ - PFL / ES   Dono de um império de jogatina e indiciado pela CPI do Narcotráfico, o presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, está sendo acusado também de ser o mandante do assassinato de um empresário, sócio de um bingo no Rio de Janeiro. A Procuradoria da República no Espírito Santo apurou que ele controla várias casas de bingo como sócio oculto. Gratz, que é acusado de ser dono de todas as máquinas caça-níqueis no Estado, empossou Edgard Rocha Filho na presidência da recém-criada Loteria do Estado (Loteres). Uma semana depois, Edgard publicou uma resolução que liberava a instalação de máquinas caça-níqueis no Estado, apesar de serem proibidas em todo o Brasil, por legislação federal.
Fonte: Revista Istoé - 01/08/2001


A MINA DO SENADOR:
A estratégia do senador Jader Barbalho - PMDB-PA (veja mais em "Barbalhidades"
MÁRIO FROTA - PDT / AM   Deputado estadual que foi o coordenador, em Manaus, da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), é acusado, inclusive com provas materiais, de que para terem um projeto aprovado, empresários tinham que pagar "pedágio". Um ex-assessor diz que foi cobrando propinas que o deputado fez sua campanha de 1998, e ainda sobrou dinheiro.
JOSÉ ARTHUR GUEDES TOURINHO   Ex-superintendente da Sudam, também acusado de ser um dos beneficiados pelo esquema, e que "fazia tudo o que o Jader mandava". Tourinho centralizava os fiscais responsáveis pelo acompanhamento de projetos (e que era comum esses fiscais saírem do Amazonas carregados de presentes e até de dinheiro dado pelos donos dos projetos fiscalizados).
Fonte: Revista Istoé - 01/08/2001
), para se defender das inúmeras acusações de desvio de dinheiro público está naufragando.


VEREADORES QUE GOSTAM DE GASTAR DINHEIRO (DO POVO):
ARNALDO DO NASCIMENTO - PTN  Vereador de Guarujá (SP), autor de emenda que alterou a estrutura administrativa e permitiu, também, a contratação de 42 assessores, dois para cada vereador. Apenas com os assessores, a Câmara passará a ter uma despesa de R$ 90 mil mensais, fato que levantou polêmica na Cidade. Ele disse ainda que, antes, a Câmara gastava 2,8% do orçamento anual e, com a reforma, as despesas chegarão aos 3,06%. Alegou que “o projeto está criando empregos na Cidade”. A população, porém, parece não compartilhar da visão dos vereadores e também protestaram contra a reforma, pelo fato de terem sido criados 15 cargos de chefia, para um total de 51 funcionários, o que representa quase 20% do quadro. Além disso, instituiu as gratificações que variam de R$ 600 a R$ 1.500, conforme a função.
MARINALDO NENKE SIMÕES - PPS  O vereador irritou-se contra um repórter que fazia a cobertura da sessão. Nenke não gostou de ser questionado sobre a contratação de novos assessores e desvirtuando a resposta, perguntou ao jornalista se o seu interesse pelo assunto seria por pretender uma das vagas criadas pelo projeto.
Fonte: Site do Jornal A Tribuna (Santos/SP) - www.atribuna.com.br - 05/09/2001


MEU PRIMO, MEU TESOURO:
Empresários com projetos para serem aprovados na Sudam eram obrigados a "contribuir" para um esquema de coleta de propinas. O objetivo: consolidar o domínio político do senador Jader Barbalho (veja mais em "Barbalhidades"
JOSÉ PRIANTE - PMDB / PA   Deputado federal, primo e braço direito de Jader, era quem comandava, em nome do clã, o esquema da "coleta".
DOMININGOS JUVENIL - PMDB / PA   Prefeito de Altamira e apadrinhado de Jader. Sua eleição foi financiada com parte do dinheiro desviado da Sudam.
MARIA AUXILIADORA MARTINS   Contadora que além de cobrar as propinas, e ser a principal intermediária do esquema de liberação de verbas dentro da Sudam. também alterava os projetos, deixando os empresários reféns do esquema.
REGIVALDO PEREIRA GALVÃO (TARADÃO)   Um dos agiotas que mais operavam com o esquema.
SILVÉRIO ALBANO FERNANDES   Empresário e um dos responsáveis pela coleta de propina.
WALDECIR MAIA - PMDB   Membro do diretório do PMDB em Altamira, e outro dos integrantes do grupo responsável pela arrecadação.
RUBENS BARBALHO   Primo de Jader e Priante, outro integrante do grupo.
IRENILDES DO CARMO RODRIGUES (ALEMÃO)   Assessor direto de Rubens Barbalho, e que circulava em Altamira com a missão de arrecadar propinas.
DANNY GUTZEIT   Empresário conhecido como "Suddany" e um dos principais integrantes do grupo político de apoio a Jader na região, esteve em Brasília levando pessoas do esquema para se encontrar com Jader.
JOSÉ SOARES SOBRINHO   Empresário preso pela segunda vez e ligadíssimo ao clã dos Barbalho, e que teria muito a contar.
Fonte: Revista Istoé - 12/09/2001
), em Altamira (Pará).


FIM DOS MILAGRES:
FRANCISCO DE ASSIS DE MORAES SOUZA ("MÃO SANTA") - PMDB / PI   Na campanha para o governo do Piauí, para burlar a proibição de personalização da propaganda dos governos (e usar verbas estaduais em campanhas eleitorais), Mão Santa divulgou à exaustão, na tevê, programas e projetos de governo como "Luz Santa", "Sopa na Mão" e "Spa Santo". Denunciado por crime eleitoral, acabou cassado. Em 1998, ele já havia sido denunciado pela revista Istoé, pela prática de nepotismo. Empregou a mulher, filho e irmão no governo, às custas do contribuinte. O TSE já acolheu 9 denúncias de crime eleitoral contra Mão Santa.
Fonte: Revista Istoé - 14/11/2001


DESEMBARGADOR:
PAULO TEOTÔNIO COSTA   O desembargado, um dos integrantes do tribunal responsável por processos no Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, é acusado de falsificar documentos para libertar um traficante de drogas que teve a prisão preventiva decretada pela própria Justiça Federal. Há quatro anos, um major da PM de Mato Grosso do Sul foi preso, acusado de ser o dono de 237 quilos de cocaína. O primeiro pedido de libertação foi negado por uma desembargadora do tribunal em São Paulo. Pelas regras processuais, ela é quem deveria analisar o segundo pedido. Mas esse segundo pedido de habeas corpus acabou indo parar nas mãos de Teotônio. De acordo com o Ministério Público Federal, o desembargador alterou documentos do cartório remetendo para ele mesmo o pedido. Paulo Teotônio Costa acabou concedendo liminar que libertou o major preso por trafico de cocaína.
O desembargador, que não quis dar entrevista sobre o assunto, também está sendo investigado por enriquecimento ilícito. O patrimônio dele seria incompatível com o seu salário.
Fonte: Site do Jornal Nacional (www.redeglobo.com.br) - Rede Globo - 06/12/2001
 


JUSTA PUNIÇÃO:
Responsáveis por falsificar uma gravação, para incriminar um deputado estadual amazonense e adversário político:
JOÃO COELHO BRAGA FILHO (BRAGUINHA)  Subornou um ex-assessor do deputado para este incriminá-lo.
NIVALDO MARINHO  Ex-assessor do deputado acusado, foi subornado com a oferta de casas e muito dinheiro para imitar a voz do ex-patrão, incriminando-o.
PAUDERNEY AVELINO - PFL / AM  Vice-líder do partido na Câmara, é acusado de ser o mentor do texto lido pelo ex-assessor.
Fonte: Revista Istoé - 19/12/2001
 


O GOVERNADOR DE R$ 150 MILHÕES: 
NEWTON CARDOSO  Vice-governador de Minas Gerais, Newtão, como ele é chamado popularmente, é um homem muito rico, que começou do nada e conseguiu enriquecer ao mesmo tempo que se dedicava à política. "Tenho uns 70 milhões de reais", ele calcula. "Menos as dívidas", avisa. Só esse número já o coloca entre os políticos de maior riqueza no Brasil. Jader Barbalho, que renunciou ao Senado em decorrência das investigações sobre seu enriquecimento, tem um patrimônio visível que não dá metade disso. Pelas declarações de rendimentos que entregou ao se candidatar a alguns cargos e das listas de bens de suas empresas, percebe-se quanto é modesto o vice de Minas Gerais e como anda ruim sua memória a respeito dos empreendimentos do passado. Newtão acumula um patrimônio de pelo menos 150 milhões de reais – tomando-se como data-base a última vez que prestou contas à Receita Federal. Os fatos apontam que pelo menos 145 milhões de reais entraram nos cofres de Newtão depois que ele ingressou na vida pública. Ou seja, da primeira eleição para prefeito de Contagem (MG) até hoje – enquanto ele exercia os cargos de assessor do prefeito seguinte, deputado federal, prefeito de novo, governador, outra vez deputado federal, mais uma vez prefeito e finalmente vice-governador, seus negócios se ampliaram mais de trinta vezes. Em todo esse percurso, apenas por quatro anos esteve afastado da política. Hoje, Newtão tem 52 fazendas, distribuídas entre 25 municípios em Minas e na Bahia. São 145.000 hectares – quase 8.000 estádios do Maracanã –, que valem no mínimo 88 milhões de reais. Metade das fazendas está em nome da Companhia Siderúrgica Pitangui, a Siderpita, que ele adquiriu há seis anos.
Como Newtão conseguiu impulsionar tão bem seus negócios pessoais enquanto se entretinha em defender os interesses de seus eleitores?, perguntam todos os que tomam conhecimento de sua história de sucesso.
Analistas financeiros acham que um jeito de enriquecer assim depressa é saber usar informações privilegiadas ou beneficiar-se de cargos públicos para fazer bons negócios. Falam em tese, é claro. Num desses momentos em que a condição de político ajudou na vida de empresário, ele ganhou uma concessão de televisão do então presidente José Sarney, por ter feito sua parte para auxiliar a aprovar o mandato de cinco anos na Constituinte de 1988. Logo no segundo ano de seu primeiro mandato foi pedida sua cassação em Contagem, porque ele teria usado funcionários da prefeitura para trabalhar num sítio de sua propriedade. Também diziam que ele aplicava dinheiro público sem autorização da Câmara Municipal e que tinha aprovado um loteamento em troca de apoio financeiro. Esse processo não foi adiante. Em 1983, voltou a ser prefeito, depois de uma eleição que lhe deu 92,6% dos votos. Ainda responde a duas ações judiciais remanescentes desse período. Uma por desapropriar pagando quase 1.000% acima do preço um terreno que era de seu então chefe de gabinete, Gil Antônio Diniz, o Teteco. Essa ação está no Tribunal de Justiça desde 1994, parada. "A maioria das obras que ele fazia era superfaturada e as licitações eram de cartas marcadas", afirma um ex-deputado, que publicava em primeira mão – antes de serem abertas as propostas – os resultados de concorrências do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas. Assim demonstrava fraudes. Essas e outras denúncias deram num processo de impeachment na Assembléia Legislativa, mas o governador se saiu muito bem. "Eu nunca temi ser afastado, pois tenho o nome da maioria dos deputados no canhoto de meu cheque", disse na ocasião, comemorando a vitória.
Em 1997, outra vez prefeito de Contagem, Newtão mandou pagar indenização de 6 milhões de reais à empresa Road, referente à desapropriação de um terreno que havia ocorrido seis anos antes. O beneficiário era Teteco – e Newtão diz que apenas cumpria decisão judicial. O vereador Teteco aparece, no passado, como sócio em vários empreendimentos do hoje vice-governador. Há três anos, ele transferiu um dos braços da empresa Road, para uma das holdings de Newtão. A empresa, que está avaliada em 1,5 milhão de reais, é dirigida atualmente pela mulher de Newtão, a deputada federal Maria Lúcia Cardoso.
Fonte: Site da Revista Veja - www.veja.com.br - 19/12/2001
 


FILHO DE DESEMBARGADOR "AUMENTA" SEU SALÁRIO NO TJ:
BRUNO MINERVINO  Em menos de um mês, o filho do presidente do Tribunal de Justiça de Brasília, Bruno Minervino, conseguiu aumentar em cinco vezes o seu salário no tribunal. Ele deveria receber R$ 1,3 mil como um dos aprovados no concurso público, de nível médio, para a vaga de técnico judiciário na área de segurança. Mas não foi isso o que ocorreu e hoje Bruno recebe R$ 6,6 mil como dentista do tribunal. Ele foi um dos últimos selecionados no concurso para a vaga de segurança, que exigia o 2º grau. Ficou em 65º lugar no processo de seleção realizado pela Universidade de Brasília, dia 10 de agosto. De acordo com o jornal Correio Braziliense, Bruno Minervino foi designado para a função de assessor do secretário-geral do tribunal, Leodito Faria.
EDMUNDO MINERVINO  Ele afirma que, como concursado, seu filho pode ocupar qualquer cargo de confiança, desde que tenha qualificação. Bruno é dentista e tem mestrado em Ortodontia. O desembargador não justifica o desvio da função e a intrigada operação que garantiu a Bruno ocupar um cargo de nível superior. A portaria que o promoveu a um cargo de confiança foi assinada pelo vice-presidente do TJ, desembargador José Campos do Amaral, no exercício da presidência. Não se sabe porque o próprio Edmundo não assinou o ato. O Diário de Justiça do mesmo dia, traz outras portarias assinadas por ele. Logo após ser investido no cargo de confiança, Bruno foi remanejado para o Serviço Odontológico. Ele já havia exercido a função antes, mas teve de deixá-la por ser filho do desembargador, em 1996, quando foi aprovada a lei que proíbe o nepotismo no Judiciário. Parentes de juízes e desembargadores só podem assumir cargos nos tribunais se forem aprovados em concursos públicos. No caso, Bruno teria de passar em concurso específico para o setor, de nível superior. Ele teria de disputar as quatro vagas existentes no tribunal, uma das quais está aberta, com profissionais do ramo. Há outra suspeita de favorecimento ao filho do presidente do TJ-DF. O edital do concurso previa apenas 12 vagas para a área de Segurança e Transporte. Bruno Minervino, com a sua 65º colocação, estaria fora. Só que o número de vagas foi ampliado após a realização do concurso. O tribunal alegou que foi obrigado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a cancelar o contrato com empresas particulares de segurança. A exigência obrigou a substituir os funcionários terceirizados por concursados, o que justificaria a ampliação tardia do número de vagas do concurso público.
Fonte: Site do Estado de S. Paulo - www.estado.com.br - 13/02/2002

 

Ajude a divulgar o endereço para esta página.

Ajude a evitar que pessoas más sejam

reeleitas e/ou subam ao poder novamente.

Obs. Estou pesquisando os outros corruptos que atuam na política do meu estado (Rio Grande do Norte) e em breve divulgarei.

Abraços,

Sds,

Leonardo Torres

—————

Voltar